Conservação do Acervo Museológico – Museu Histórico do parque Aldeia do Imigrante de Nova Petrópolis
- Urbanes Parques

- 26 de nov.
- 2 min de leitura
Nos dias 29 e 30 de outubro o Parque Aldeia do Imigrante recebeu a oficina de restauro e conservação de acervo em metal, realizada pela escritora, pesquisadora e produtora cultural, Jussara Prates dos Santos Girardi. A oficina, realizada com peças do Museu Histórico Municipal, que tem sua sede na Aldeia Histórica, junto ao Parque Aldeia do Imigrante.
Inicialmente, foram selecionadas peças do acervo que apresentem baixa e média complexidade, devido ao cuidado necessário para evitar ações prejudiciais. Foram escolhidas cerca de 20 peças, em conjunto com os gestores do Museu, de forma a contemplar itens cujo processo de conservação possa ser finalizado e cujo manuseio pelos oficineiros seja possível sem risco ao acervo.
Esta Oficina está em desenvolvimento há muito tempo, devido à necessidade de intervenção de conservação do acervo, e o edital da Lei Aldir Blanc abre a oportunidade concreta para sua realização. A formação de oficineiros se apresentou como a melhor escolha, pois capacita pessoas que poderão atuar em ações futuras em prol dos diversos acervos do município e região. Nas oficinas, foram ensinadas noções básicas sobre as diferentes etapas do trabalho de conservação. Para isso, foi elaborado um material teórico de apoio para consulta durante as oficinas e em atividades posteriores.
A conservação dos acervos é função essencial para a proteção do patrimônio cultural. As oficinas ocorreram em espaço adequado às atividades, dentro das dependências do Parque Aldeia do Imigrante. Os participantes receberam orientações sobre diferentes ligas metálicas, tipos de acervos e lições práticas. Com essas ações, promovemos a conservação de várias peças, melhorando sua estética e contribuindo para a qualificação da exposição.
As inscrições foram realizadas por meio de formulário eletrônico (Google Forms). Buscamos sensibilizar a comunidade sobre a importância da proteção, preservação e conservação dos acervos que compõem o patrimônio cultural local. Este projeto tem grande relevância devido à necessidade de conservação do acervo e se configura como piloto para futuras intervenções no Museu, visando à proteção e qualificação do espaço de memória.
Jussara Prates - Currículo resumido
Graduada em História e Biologia, é Conservadora e Restauradora de Acervos, com registro na ACOR-RS (087-19/S). Possui especialização nas áreas de arquivos, educação, ecologia, cultura e diversidade, e cursa MBA em Gestão Estratégica de Projetos.
É proprietária da Sinapse Cultural, onde atua com assessoria em projetos culturais e de turismo cultural, conservação de acervos, educação patrimonial, editoração e consultoria técnica.
Foi Diretora de Cultura e Secretária Adjunta em Nova Petrópolis, Diretora do Museu e Arquivo de Portão. Integrou o Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio (2020–2024), foi Conselheira Estadual de Cultura (2023 a 2025), compondo a Diretiva, na função de secretária na gestão 2024–2025.
Participou de processos de tombamentos, curadorias e oficinas de restauro em museus como o Museu do Trem e o Museu de Medicina (MUHN) e em empreendimentos privados.
É autora de mais de dez livros sobre educação, diversidade e patrimônio cultural, além de publicações em jornais físicos e digitais.









Comentários