top of page

  Urbanes Parques

Parque Aldeia do Imigrante

O Parque Aldeia do Imigrante é o primeiro e maior atrativo turístico de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha.

Com 38 anos de história e 10 hectares de área, proporciona experiências ao ar livre com atrações para visitantes de todas as idades, conecta gerações enquanto resgata e preserva o passado dos imigrantes alemães que colonizaram esta região.

O melhor de tudo: essa experiência incrível é vivida em meio a natureza exuberante.

Parque Estadual Campos do Jordão

O Parque Estadual de Campos do Jordão, conhecido regionalmente como Horto Florestal, foi criado em 1941. Em abril de 2019, por meio de Concessão Pública, suas áreas de uso público passaram a ser administradas pela empresa Urbanes Parques.

Já a Fundação Florestal continua responsável pela gestão das pesquisas, fiscalização e proteção das demais áreas do Parque Estadual.

Os visitantes além de toda natureza podem desfrutar de um espaço rico em cultura-historia e uma gastronomia típica da Serra da Mantiqueira. Além de poder praticar diversas atividades de ecoturismo!

Gruta do Maquiné

A Gruta do Maquiné está inserida dentro de uma Unidade de Conservação de proteção integral, o Monumento Natural Estadual Peter Lund, localizado na cidade de Cordisburg.

Esta é uma cavidade natural subterrânea de grau de relevância máxima, que possui importância histórico-cultural e científica por abrigar sítios arqueológicos pré-coloniais e históricos, sedimentos de importância paleontológica e espécies de animais adaptados à vida dentro de cavernas.

Gruta Rei do Mato

A Gruta Rei do Mato, está localizada na cidade de Sete Lagoas – MG e juntamente com as Gruta da Lapinha e Gruta do Maquiné faz parte da Rota das Grutas Peter Lund.


A Gruta Rei do Mato possui 998 metros de extensão, dos quais 220 metros estão abertos à visitação. Ela é considerada uma das mais belas grutas do país e considerada uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais pela Sociedade Brasileira de Espeleologia.

Parque Estadual do Sumidouro

O Parque Estadual do Sumidouro foi criado no dia 03 de janeiro de 1980, pelo Decreto Estadual nº 20.375, alterado pelos Decretos nº 20.598, de 04 de junho de 1980, nº 44.935 de 03 de novembro de 2008 e definido pela Lei nº 19.998, de 29 de dezembro de 2011. 

Possui área total de 2.004 hectares e está situado nos municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, ao norte da região metropolitana de Belo Horizonte, distando cerca de 50 Km da capital mineira. Atualmente, está inserido no programa turístico Rota das Grutas Peter Lund.

Floresta Nacional de São Francisco de Paula

A vegetação natural da unidade é a Mata de Araucária ou Floresta Ombrófila Mista. Dentre seus 1.606,7 ha, 56% é constituída de mata nativa.


A estrutura da Flona conta com 5 hospedarias e um alojamento, denominados Tiriva, Gralha-Azul, Curicaca, Leão-Baio, Quati e Bugio, totalizando 55 leitos.

O empreendimento está em fase de transição e reestruturação.

Eko Park Canela - Floresta Nacional ICMBio

No Eko Park Canela, destacam-se as matas de Araucárias, as lagoas de Tiririca e Xaxins, além das edificações históricas, com potencial de visitação.

Possui vocação para o turismo de aventura, a exemplo de tirolesa, quadriciclo, camping, caiaque, entre outros.

O empreendimento está em fase de transição e reestruturação.

bottom of page