Parque Aldeia do Imigrante: 41 anos de história
- Urbanes Parques

- 12 de jan.
- 3 min de leitura
Criado a partir de uma iniciativa comunitária em 1974, o parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis construiu, ao longo de 41 anos, uma trajetória marcada por dedicação e forte envolvimento da comunidade. Administrado pela Prefeitura Municipal entre 1985 e 2018, consolidou-se como espaço de grandes eventos culturais e turísticos, como o Festival Internacional de Folclore e o Festimalha. Em abril de 2018, iniciou uma nova fase sob gestão da Urbanes Parques, por meio da primeira parceria público-privada municipal do país, impulsionando investimentos, modernização e a valorização de seu patrimônio histórico e cultural, sem perder o vínculo com suas origens.
Desde o início do período de concessão, o Parque passou por um amplo processo de revitalização e qualificação de sua infraestrutura, com foco na valorização do patrimônio histórico, na melhoria da experiência dos visitantes e na preservação das características originais do espaço. Entre as principais intervenções realizadas estão a reforma dos espaços comerciais, a revitalização e reestruturação das construções da Aldeia Histórica, a construção de novos sanitários e a reforma e reabertura dos tradicionais restaurantes Biergarten e Tannenwald. Também foi construída uma nova cozinha para atender o Salão de Baile e o Armazém, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo melhores condições operacionais.
O parque recebeu ainda o Memorial dos 40 anos, espaço dedicado à história e à trajetória da Aldeia do Imigrante, além da arena de jogos coloniais, que resgata e apresenta ao público esportes comunitários trazidos pelos imigrantes, promovendo integração cultural e lazer educativo. As melhorias se estenderam às áreas externas, com o cercamento dos dois lagos, a reativação de fontes, a construção de rodas d’água e deques destinados ao descanso e à contemplação da paisagem. Novos atrativos também foram implantados, como o Espaço dos Namorados, o Caminho das Orquídeas, o Jardim das Ideias, o espaço dos corações e o espaço do chopp, ampliando as opções de passeio e convivência.
Outro destaque foi a revitalização da área dos Pedalinhos, que ganhou um ambiente mais acolhedor tanto para o passeio quanto para momentos de descanso e contemplação. Além das obras de implantação e revitalização, o parque mantém uma rotina periódica de manutenção dos canteiros, jardins e estruturas, assegurando a conservação dos investimentos realizados e a preservação da identidade histórica das edificações existentes.
Na tarde de ontem, 11 de janeiro, a comunidade reuniu-se junto ao coreto do Parque para celebrar esses 41 anos de história. O evento contou com a participação de autoridades municipais, como o prefeito Daniel Michaelsen, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Tarcísio Brescovit e o Secretário de Turismo e Cultura, Rodrigo Barbieri Sangali. Durante os pronunciamentos, foi destaque a importância do Parque como indutor turístico para o Município de Nova Petrópolis e a relevância do atrativo para o crescimento turístico do município.
A consultora da Urbanes Parques, Daniele Kunzler destacou a importância do Parque como legado para a comunidade e que o trabalho que a Urbanes Parques vem desenvolvendo visa manter essa herança e ampliar o alcance turístico do Parque. Importante salientar que esse trabalho vem sendo realizado mantendo sempre a identidade cultural e histórica do Parque.
A animação ficou por conta da bandinha típica e em seguida a comunidade e os visitantes puderam saborear uma deliciosa torta, oferecida em comemoração do aniversário. O evento contou com o patrocínio da Sicredi Pioneira, parceira do turismo na região.
Fotos: Jordana Kiekow | CPMNP









Comentários