top of page

  Urbanes Parques

  • Foto do escritorUrbanes Parques

Urbanes Parques recebe Medalha Lund

No dia 16 de junho de 2023, por iniciativa da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa com a participação do Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, foi realizada a entrega da Medalha Lund para o senhor Hélio Antônio Amaral Militz Junior, diretor da Urbanes Parques, concessionária que administra o Parque Estadual do Sumidouro, em reconhecimento  ao trabalho de revitalização que vem sendo realizado na Rota das Grutas Peter Lund.

O governador aproveitou para conferir in loco o trabalho da concessionária:

(…) Hoje, o motivo de nós estarmos aqui, aproveitando essa ocasião para fazermos uma vistoria aqui, e estou muito satisfeito, a última vez que eu vim, e de lá para cá, o parque já teve grandes intervenções, melhorias, aumentando o número de visitantes de turistas, aqui para a cidade e isso significa mais emprego, mais renda e um círculo virtuoso e lembrando que tudo isso fez com que o estado ainda ficasse livre né, de uma despesa anual de R$ 4 milhões que era aquilo que o estado dispendia para poder estar custeando aqui essa estrutura.” Fala do governador Romeu Zema.



Urbanes Parques é uma das maiores Concessionárias Administradoras de parques públicos/privados do Brasil, em número de contratos ativos. Tem por missão desenvolver um modelo de gestão de turismo sustentável, promovendo a interação com a natureza, preservando a riqueza da fauna e flora, valorizando a cultura e o modo de vida das comunidades locais.

 “A Medalha Doutor Peter Wilhelm foi instituída através da lei municipal 3285/2012 com o objetivo de homenagear pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que direta ou indiretamente contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento do Município de Lagoa Santa, destacando a relevância do seu Patrimônio Histórico e Cultural.” Prefeitura de Lagoa Santa-MG. Ao total quarenta pessoas foram condecoradas. O diretor Hélio recebeu a medalha diretamente do prefeito Rogério Avelar, e do vice prefeito Breno Salomão.

A concessão completa quase dois anos de administração das unidades da Rota das Grutas Peter Lund pela Urbanes Parques. Desde o dia 5 de agosto de 2021, o patrimônio natural recebeu e continua recebendo progressões, a começar por revitalização e novas instalações na infraestrutura que atende os visitantes, novas atrações, atendimento com excelência ao público, divulgação mediante sinalização, feiras de turismo, eventos, mídias digitais e parcerias com grandes organizações como o Aeroporto Internacional de Confins. 

É evidente a participação e valorização da comunidade do entorno desde o início das atividades da Urbanes Parques. A Rota das Doceiras, um patrimônio imaterial da cidade, por exemplo, voltou a comercializar doces e quitandas no entorno da Gruta da Lapinha. A tradição começou quando as doceiras e quitandeiras do bairro Lapinha, foram para o entorno da Gruta vender doces e quitandas para os visitantes, em meados da década de 70. 

Por alguns motivos essa tradição foi interrompida, no entanto, a Urbanes reconheceu a necessidade de voltar a estreitar laços com protagonistas tão importantes da região da Lapinha. Muitos moradores vão para o parque passar os finais de semana e se deliciar com os produtos da Rota. 

“O bom mesmo é ouvir da secretária Maria Amélia dizendo que estão ouvindo que estão tendo bons resultados.” Diz o Hélio Militiz diretor da Urbanes Parques.

Muitos elogios, por parte do atendimento e segurança, dos atrativos também, então tem tido uma resposta muito positiva.” Diz Maria Amélia, diretora do IEF.

O Parque Estadual do Sumidouro possui uma área de 2005 hectares, está localizado nos municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo na região metropolitana de Belo Horizonte. Seu principal atrativo é a Gruta da Lapinha, rica em beleza cênica, grandiosidade e formações milenares. O parque faz parte da APA (área de proteção ambiental) Carste Lagoa Santa – uma das mais importantes regiões cársticas, espeleológicas, paleontológicas e arqueológicas do país. 

Não só o Parque Estadual do Sumidouro foi alvo de grandes mudanças, mas também o Monumento Natural Gruta Rei do Mato, localizado em Sete Lagoas, e o Monumento Natural Estadual Peter Lund, Gruta de Maquiné, localizado em Cordisburgo. Os três patrimônios são administrados pela Urbanes Parques que escolheu o CNPJ Rota das Grutas Peter Lund para esse investimento mineiro.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page