top of page

  Urbanes Parques

  • contato762695

Dia Mundial da Educação Ambiental

Foi realizado no dia 26 de janeiro de 2024, em comemoração ao dia “Mundial da educação Ambiental”, uma atividade de conscientização dos visitantes, sobre a importância de se ter uma Educação Ambiental no Parque Estadual Campos do Jordão, sobre os remanescentes de Araucária angustifolia. Uma árvore majestosa, conhecida cientificamente como Araucaria angustifolia e originária do Brasil, especialmente das regiões sul e sudeste. Também  chamada de pinheiro-do-paraná, pinheiro-brasileiro ou simplesmente araucária.


A araucária desempenha um papel fundamental no ecossistema, oferecendo habitat para diversas espécies de fauna e flora. Seus frutos, conhecidos como pinhões, são uma fonte de alimento importante para animais como esquilos, aves e roedores. Além disso, os pinhões também são tradicionalmente consumidos por seres humanos, sendo uma parte essencial da culinária de algumas regiões Brasileiras. Mas infelizmente, a espécie é classificada como vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).


A ação foi realizada na área infantil, com o intuito de chamar a atenção, principalmente do público infantil, sendo uma maneira também de cativar os pais. Durante a atividade foi realizada uma conversa e entregues vasos aos visitantes interessados, produzidos com materiais recicláveis e decorados pelos próprios monitores do Parque, onde foram plantadas sementes de Araucária, doadas pelo funcionário do Viveiro do Parque. Junto ao vasinho, foram entregues livrinhos didáticos para o público adulto e infantil, ilustrados também pelos monitores do Parque.





8 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page