Com o principal objetivo de sensibilizar a comunidade para a preservação dos recursos hídricos, o Dia Internacional de Limpeza das Águas tem como exemplo o cuidado necessário que devemos ter com a água e com a vida do nosso planeta. Com esse propósito, o Parque Estadual Campos do Jordão por meio da concessionária Urbanes Parques, juntamente com a colaboração dos parceiros e voluntários como: Grupo Dona Chica, Terra Campos, Mazza e Meta realizaram no dia 19 de Setembro, pela 8° vez a limpeza das águas do mais importante rio que corta a cidade e é responsável pelo abastecimento de toda a população jordanense, o Rio Sapucaí-Guaçu. Ele acaba sofrendo com grandes impactos ambientais negativos como a poluição, seja de esgotos domésticos ou industriais não tratados corretamente para o descarte.
A ação teve como objetivo a limpeza superficial de resíduos sólidos presentes na água, contribuindo assim com a despoluição do rio. Com o auxílio de 23 voluntários foram retirados aproximadamente 165 kg de lixo de 4 pontos do rio e da ecobarreira localizados no parque.
A ecobarreira foi uma ação realizada em 2022, tendo o intuito de reter os resíduos sólidos oriundos do descarte de resíduos pela população rio acima, se localiza na trilha das 4 Pontes e desempenha um papel educativo, que visa conscientizar sobre a importância: da preservação ambiental; da redução do uso de utensílios com vida curta como embalagens de isopor e de plástico; e também a necessidade do descarte correto pela população e o tamanho do seu impacto negativo no meio ambiente. Em uma unidade de conservação como a nossa, representa um esforço para preservar as características e a beleza natural do local que são tão valiosas para os visitantes, para a população e para os animais que vivem nesse ambiente.
Comments