top of page

  Urbanes Parques

  • Foto do escritorUrbanes Parques

Monitores Ambientais do PECJ realizam atividade de educação ambiental em comemoração ao Dia Nacional

Atualizado: 28 de dez. de 2023

No dia 24 de novembro foi comemorado o “Dia Nacional do Rio”, a data é comemorada para lembrar a importância desse recurso natural, que é indispensável para a sobrevivência de muitas espécies, tanto animais como vegetais e para o próprio ser humano.

Levando em consideração a grande importância da data, foi realizado uma atividade de educação ambiental pelos Monitores Ambientais do parque, que consistiu na construção de uma maquete com alusão para com o que ocorre com os recursos hídricos que passam pelo parque. Através da maquete foi explicado o funcionamento do ciclo da água, o caminho que a água percorre até chegar aos mares, e a importância da cobertura vegetal para manutenção da qualidade desses recursos hídricos aliado com a mensagem de conscientização para a não poluição desses recursos.

O ciclo hidrológico  (ciclo da água) é composto pelas fases de: evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração. A água originada pelas chuvas (precipitação), infiltra no solo formando, em alguns casos, os lençóis freáticos,  que por sua vez, com o passar do tempo com o grande acúmulo de água podem aflorar para a superfície, dando origem às nascentes, que no caso do parque por ser uma Unidade de Conservação, com alto índice de conservação das condições naturais, são potáveis (próprias para o consumo). Essas nascentes geram córregos de água limpa e propícia a vida, que percorrem pelo parque até desaguarem no Rio Sapucaí. Este rio sofre com a poluição por passar em uma área urbanizada, contaminando todo curso d’ água limpo que desagua em suas águas, os resíduos presentes em suas águas por sua vez, percorrem o caminho feito pelos rios até chegar aos mares, gerando graves impactos negativos para a vida naqueles ecossistemas

Essas condições e fatores foram explicadas ao público pelos monitores por meio da maquete e do simulador de solo exposto ao lado. Através do simulador, foi explicado também sobre a importância da cobertura vegetal no solo próximo aos recursos hídricos, evitando erosões no solo e mantendo a qualidade das águas. Para auxílio da educação ambiental, frente a data e do que foi realizado, também foram entregues aos visitantes na bilheteria panfletos convidando as pessoas a irem ver a exposição, assim como o próprio panfleto já apresentava informações com cunho de educação ambiental, visando a conscientização dos visitantes.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page