Em julho, a diversidade cultural colore Nova Petrópolis, que abre suas portas para receber o folclore e a cultura do Brasil e do mundo. No Parque Aldeia do Imigrante, palco do Festival Internacional de Folclore durante muitos anos, não poderia ser diferente. Nosso coreto receberá diversos grupos do Rui Grande do Sul, além de grupos de Minas Gerais, São Paulo, Argentina e Colômbia.
Com a temática, “50 anos vivenciando culturas, tecendo memórias”, o evento cobrirá Nova Petrópolis de culturas e memorias, atraindo diversas pessoas com a intensa programação prevista para acontecer de 12/07 a 30/07, junto a Rua Coberta e o Parque Aldeia do Imigrante, além de se fazer presente nas localidades do interior do município, com suas já tradicionais “Noites Culturais”.
Alguns dos grupos que se apresentam nos palcos do Festival, inclusive no coreto do parque estarão aqui para sua primeira apresentação, enquanto outros, já são conhecidíssimos de nossa comunidade e visitantes. Os grupos Rancho Folclórico e Etnográfico Alma Lusa, de Ijuí/RS, Conjunto de Folclore Internacional "Os Gaúchos", de Porto Alegre/RS, Ballet Ucraniano Roksolana da Argentina, Compañia Danza Colombia Internacional da Colômbia, Folclore Ucraniano Solovey, de Canoas/RS, Grupo Sarandeiros, de Minas Gerais, Grupo Parafolclórico Frutos da Terra, de São Paulo, Grupo Kadima, de Porto Alegre/RS, Grupo Endanz, de Ijuí/RS e a Invernada Adulta CTG Vaqueanos da Tradição, de Porto Alegre/RS farão apresentações no Parque Aldeia do Imigrante, no decorrer dos finais de semana do evento.
Além das apresentações culturais, no dia 15/07, primeiro sábado de Festival, serão realizadas provas dos Jogos Germânicos no Parque. As provas de “debulhar milho”, “pregar o prego” e “obstáculos e beber Chopp” são tradicionais e realizadas em diversos momentos e festas ao longo do ano. Elas buscam, de forma saudável, desenvolver a competitividade e preservar as tradições, um legado trazido por nossos antepassados e preservado para as gerações futuras.
Nesse sábado, dia 15/07, a primeira ação a acontecer no parque é a apresentação ao vivo do “Jornal do Almoço” diretamente de Nova Petrópolis, com entradas ao vivo acontecendo da Aldeia Histórica. O jornalista e apresentador Marco Matos estará aqui, acompanhado de sua equipe, bandinha típica e grupo folclórico, para esse momento formidável em nossa história.
Outra ação importante que tem o Parque como palco é o programa da Rádio Imperial, em sua segunda edição. O programa "Origens Germânicas - 199 Anos da Imigração Alemã" acontece a partir das 14h do dia 25/07, dia que celebramos a chegada dos imigrantes alemães no Brasil. Esse dia também marca o dia do colono e do motorista. A programação contará com convidados especiais em uma mesa redonda, onde falarão sobre a imigração alemã e sua vivencias no meio cultural.
Comments