top of page

  Urbanes Parques

  • contato762695

Atividade de Educação Ambiental Realizada no Dia da Conservação do Solo

No dia voltado à conservação de solo, foi realizada uma atividade com duas escolas de Campos do Jordão (uma no período da manhã, e uma no período da tarde) em que foi explicada às crianças a importância da água para a vida, e como a conservação do solo reflete diretamente na qualidade dessa água. Como se tratavam de alunos com 4 e 5 anos de idade, a explicação foi lúdica utilizando-se de um experimento realizado pela monitoria ambiental do parque.

Este experimento trata-se da exposição de três tipos de solos: um sem vegetação, um com vegetação rasteira e o outro com uma vegetação mais complexa com diferentes espécies de plantas, algumas até com presença de flores. Ao regar estes três tipos de solos, a água se infiltra no solo e cai em um potinho, simulando a drenagem do solo. A qualidade da água que caiu no potinho varia conforme o tipo de solo na qual ela foi jogada, no solo sem cobertura vegetal tem-se a presença de erosão e a água cai suja com grande presença de terra; já o solo com cobertura vegetal rasteira a água cai mais limpa, mas ainda com cor turva  e com pequena presença de gramíneas e terra; já o solo com vegetação mais desenvolvida a água cai mais limpa e sem a presença de resíduos pois as raízes da plantas mais desenvolvidas ajudam no processo de purificação da água.

Diante disso, foi explicado e demonstrado o experimento para as crianças de forma que eles entendessem a relevância da educação ambiental no que diz respeito não só a conservação dos solos, como também a importância da cobertura vegetal próxima a recursos hídricos, e também da unidade de conservação para toda população. Posteriormente, foi feita uma pequena trilha (Trilha Monteiro Lobato) com os alunos de modo que eles conseguiram visualizar como o corpo hídrico que nasce no parque, cercado de vegetação, mantém sua água limpa e translúcida. 

Ao final da trilha, as crianças foram acompanhadas ao parquinho do parque, para se divertirem e fazerem um piquenique de modo a buscar uma relação, não só de lazer, como também fazer com que tenham uma boa lembrança do parque para que haja uma relação de pertencimento dos alunos com a unidade de conservação.







17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ampliando as parcerias comerciais

No dia 23 de maio de 2024, Débora Gomes, gerente da Rota das Grutas Peter Lund (Urbanes Parques) representou a concessionária em uma reunião com representantes da Belotur. A Belotur é uma empresa muni

Comments


bottom of page