top of page

  Urbanes Parques

  • Foto do escritorUrbanes Parques

A Rota das Grutas Peter Lund está completando um ano de concessão: confira o que mudou

Em 2021, o governo do estado de Minas Gerais concedeu a administração privada as Unidades de conservação: Parque Estadual do Sumidouro, Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato e Monumento Natural Estadual Peter Lund (Gruta do Maquiné). Em 2022, a concessionária Rota das Grutas Peter Lund assumiu a administração dos espaços, realizando obras e melhorias constantes, de acordo com o edital de concessão. A Rota das Grutas Peter Lund é uma empresa do grupo Urbanes Parques. Confira o que mudou com a nova administração e quais são as projeções para 2023.

Investimentos em Infraestrutura foram os esforços mais predominantes, seguidos de melhorias no atendimento e divulgação dos pontos turísticos.

Parque Estadual do Sumidouro – PESU – Abriga a Gruta da Lapinha – Lagoa Santa – MG



Para reativação dos banheiros do prédio foi instalado um novo sistema de esgoto através de uma Fossa Séptica. As paredes internas dos três andares do Museu Peter Lund, foram pintadas com cores previamente selecionadas, assim como todas as estruturas metálicas, corrimões e parapeitos. A parte elétrica recebeu manutenção, lâmpadas das salas foram trocadas. Produtos de limpeza de última linha não faltam para higiene eficiente do edifício. Adesivos informativos e de sinalização estão sendo substituídos no museu. Novo sistema de internet, por fibra óptica, foi instalado, assim como equipamentos para atendimento na recepção, como computadores e impressoras. Máquinas de cartão também foram implementadas para facilitar a venda de ingressos.

Na área verde, foi instalado um sistema de catraca (para controle de acesso à Gruta da Lapinha e para segurança de visitantes) e um pórtico para a proteção da infraestrutura eletrônica. Investiu-se também em espaço infantil com brinquedos, bem como mesas e bancos para piquenique, reforma de rampa para melhor acessibilidade e investimento em paisagismo, como a recuperação do gramado e novos canteiros floridos para encantamento do cliente.

Em 2022, o PESU foi um local para novos eventos. Em outubro de 2022, aconteceu o Encontro de Carros Antigos da Lapinha, cerca de dois mil espectadores estiveram presentes. Na Fazenda Samambaia, uma fazenda histórica pertencente ao parque, desenrolou-se o Festival Sabores de Lagoa Santa, onde aproximadamente cinquenta restaurantes regionais participaram do festival. Nos dias de hoje, aos finais de semana, acontece a feira da Rota das Doceiras, na área verde do parque, a Rota é um patrimônio imaterial da Lapinha, cujo objetivo está em valorizar os saberes culturais e gastronômicos da região ao mesmo tempo que proporciona renda aos produtores locais.

Há duas empresas terceirizadas atuando junto ao Sumidouro, a Inhangatu e a Floresta Lanches. A Inhangatu é uma empresa de turismo de aventura, responsável por proporcionar diversas atividades ao ar livre no PESU: trilha guiada e autoguiada (trekking), trilha de bike (mountain bike), escalada guiada e autoguiada e rapel. Já a Floresta Lanches é o novo espaço gastronômico do parque, responsável também pela loja de artesanatos.

Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato – Sete Lagoas – MG

Na Sede principal, onde está localizada a administração, foi reativado o espaço gastronômico e também a instalação de uma nova loja de artesanatos. Neste mesmo espaço, antes da instalação dos novos serviços turísticos foi realizado a remoção dos antigos reatores da parte de iluminação elétrica e implementação de lâmpadas LED, a revitalização dos banheiros com a instalação de dispensers, a melhoria da qualidade dos produtos de higiene, a limpeza das estruturas de madeira dos telhados e pisos. As cores utilizadas no receptivo para destaque das paredes são o bege e o terracota com objetivo de avivar os espaços.

No auditório, foi realizada a manutenção das trincas de grau dois com nova malha de ferro e cimento. A visitação na sala de exposição das pinturas rupestres foi reativada com nova iluminação e sinalização autoguiada. No estacionamento, para melhor o controle de público para entrada e saída através da bilheteria, foi instalado um cercamento, utilizando madeira roliça para combinar com o ambiente natural das árvores. Com a implementação da rede de internet foi possibilitado a instalação de um novo sistema e controle através de catracas eletrônicas. Após a reforma do telhado, dos banheiros, da recepção e da sala de capacetes a Bilheteria pôde ser reaberta para atendimento dos clientes. Além disso, na área externa ocorreu a instalação de um novo espaço infantil para ampliar a estrutura de brinquedos existentes.

No final de Dezembro de 2022, deu-se a continuidade da reforma da rampa de acesso aos cadeirantes da bilheteria para a sede, com previsão de término para o primeiro semestre de 2023.

Gruta de Maquiné – Codisburgo – MG

om a reforma do telhado, dos banheiros e dos espaços comerciais foi possível a reativação da lanchonete e lojas de artesanatos, ao todo a Gruta conta com cinco lojas e uma ampla lanchonete.

No edifício principal, manutenção dos sanitários e revisão da parte hidráulica, como instalação de dispensers, troca de espelhos e trinca de portas, pintura da parte exterior do prédio e das faixas do estacionamento, pintura de salas internas, de corrimões e para peitos. A reestruturação da parte elétrica do prédio está em andamento para liberação do espaço do museu.

Na área externa foi realizada uma obra de melhoria da área de descarte de lixo através da aquisição e instalação de containers de lixo separando-o do material reciclável. Ajardinamento e paisagismo, troca de estrutura de placas de sinalização. Foi instalado novo sistema de internet, desativando o uso do orelhão para contato telefônico e melhorando assim o atendimento ao cliente. Diante disso, a recepção recebeu a compra de equipamentos de escritório como computador, telefone e impressora e instalação de nova forma de pagamento via cartão de crédito ou débito. Com o novo sistema de internet, a comunidade local do entorno da gruta foi beneficiada, pois antes não havia acesso à internet. Dentro da gruta, além de algumas melhorias internas para caminhamento, foi removido um antigo balcão e estruturas desativadas.

Estratégias de Marketing

Presença nos canais digitais, WhatsApp, Instagram, Site e YouTube. Parcerias com os hotéis regionais e trade turístico incluindo prefeituras e conselhos participativos, panfletagem nos locais do entorno, participação em feiras de turismo e comércio, realização de eventos e sinalização através de placas de rua.

Previsões para 2023

Existe um esforço para sinalização das unidades por meio de placas de rua, por exemplo, a sinalização na BR 040. De acordo com pesquisa de marketing, realizada no próprio ponto de venda em cada uma das grutas, inúmeros visitantes chegam às unidades de conservação através de placas de rua.

Estão sendo formatadas parcerias comerciais na esfera comercial e turística como o Aeroporto Internacional de Confins, que fica a trinta minutos do Parque Estadual do Sumidouro. Além dos projetos comerciais, novos serviços turísticos serão ofertados com o intuito de aumentar o tempo de permanência do turista nas unidades, como a reativação de trilhas na Gruta do Maquiné.

Para esse ano, a Rota das Grutas Peter Lund tem novas obras para serem entregues e tem planos para vender ingressos online, investir mais esforços nos canais de divulgação, além de dar continuidade e ampliar parcerias comerciais. Além disso, todas as grutas estão passando pelo processo de AVCB junto ao Corpo de Bombeiros, tornando-a mais segura para proteção do patrimônio.

As unidades ficam disponíveis todos os dias no WhatsApp, onde há atendimento mais ágil, você também pode acompanhar os sites e Instagram das unidades.

Comentários Google

Parque Estadual do Sumidouro

Monumento Estadual Rei do Mato

Gruta de Maquiné

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page