top of page

  Urbanes Parques

  • contato762695

1º Festival de Cultura de Roça aconteceu na Fazenda Samambaia no Parque do Sumidouro

Aconteceu no último sábado, 15 de junho de 2024, o primeiro “Festival de Cultura de Roça", na Fazenda Samambaia. Um cenário histórico do século 19, a Fazenda está localizada dentro do Parque Estadual do Sumidouro onde a concessionária Urbanes Parques faz a gestão cuidando da manutenção, estrutura física e atrativos turísticos de todos os espaços.

O evento foi organizado pela Associação Rota das Doceiras da região da Lapinha em Lagoa Santa, visando celebrar a culinária e as tradições rurais mineiras. Marta Machado Soares, uma das responsáveis pela organização do evento, ressaltou a importância de resgatar a culinária ancestral, com o uso de plantas alimentícias não convencionais na alimentação. Atualmente a Rota das Doceiras já possui uma parceria com o parque para realização da venda dos doces e quitandas na área verde da Gruta da Lapinha todos os finais de semana e feriados.

O evento também contou com a participação de diversos artesãos, artistas plásticos expondo seus quadros, livros e outras representações culturais mineiras. Além das doceiras e artesãos, o evento foi rico na gastronomia rural com pratos típicos como a galinhada caipira e farinha de banana. O moinho de fubá da fazenda foi uma atração inédita e atraiu muita gente para vê-lo em pleno funcionamento, demonstrando aos visitantes do evento como era feito o fubá antigamente. 

Contou com a presença de aproximadamente 1.600 pessoas, entre expositores e visitantes do evento, que se divertiram muito ao som do forró e músicas da moda de viola ao longo de todo o sábado.




14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page